segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1ª Festa da Consciência Negra


Este foi o tema da nossa 1ª Festa da Conciência Negra que aconteceu no sábado, 19/11/11 e, que representou a Culminância do Sub Projeto de Novembro - A turma da Mônica agradece a Contribuição Negra e minimiza a Desigualdade Social.

Nossa Festa contou com a presença do Sub Secretário de Defesa Civil, sr Márcio Moura Motta, do sr Luís (representante da Associação de Moradores do Andaraí), da personalidade negra feminina, srª Jurema Batista, além é claro, de alunos e responsáveis.


Diretora Profª Nubia com o Sub Secretário de Defesa Civil, sr Márcio Moura Motta.

Sr Luís - representante da Associação de Moradores do Andaraí.


Srª Jurema Batista



Alguns Responsáveis


A Equipe da Creche: embaixo da esquerda para direita - a Agente de Trabalhos Gerais Kelly, as Agentes Auxiliares de Creche: Daniele, Vanessa, Carla e Fernanda; em pé da esquerda para direita - Diretora Adjunta Profª Márcia Elizabeth, as Agentes Auxiliares de Creche: Nailá e Márcia Cristina, a Profª de EI Sheila e Maria Lúcia, as Agentes Auxiliares de Creche: Cláudia, Evelaine, Tamara, Renata, Heloísa, Marilene e a Diretora Profª Nubia.

A Festa começou com a música "Mãe África" e o poema "A Canção do Africano" de Castro Alves.


Diretora Adjunta (Profª Márcia Elizabeth), Diretora (Profª Nubia) - da esquerda para direita no Discurso de Abertura


Apresentação do poema de Castro Alves


Dança com a música "Mãe África"

Após a apresentação, as Educadoras dançaram Maculelé, que é uma manifestação cultural oriunda da cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, berço também da Capoeira e, que representa uma expressão teatral que conta, através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro negro, que sozinho, conseguiu defender sua tribo de uma tribo rival, usando apenas pedaços de pau e facão.


Após a apresentação, cada Educadora falou sobre um mural, que retratou a história do povo africano, que atravessou oceanos e ajudou a formar o povo brasileiro... cada um de nós.






 

 



Após a exposição dos murais, assistimos a apresentação do Grupo de Dança da Profª Alcione, que retratou alunos negros discriminados em escolas.



Depois aconteceu a apresentação profissional de Maculelé do Mestre Dido.





Como não podemos falar de povo africano no Brasil, sem falar de Capoeira, o Grupo do Mestre Dido apresentou a "Capoeira Regional", que é um estilo de Capoeira criado por Mestre Bimba, na década de 30, que introduziu novos movimentos e técnicas à Capoeira Angola e assim, conseguiu convencer as autoridades da época do enorme valor cultural da Capoeira, acabando com a proibição que existia desde o tempo da Escravidão.



Após a apresentação, Mestre Dido convidou todos para participarem de uma Roda de Capoeira.


Aluno Lucas do Maternal II


Agente Auxiliar de Creche Nailá



Irmão do aluno Miguel do Berçário


Funcionária Kelly Climaco


Para continuarmos festejando, convidamos todos a sambarem com o samba-enredo, Kizomba - a festa das raças da Escola de Samba Vila Isabel, pois o samba começou nas plantações de açúcar na Bahia e se tornou mundialmente conhecido no Rio de Janeiro, tornando-se até hoje, a representação da "alma" do povo brasileiro.



Para encerrarmos a 1ª Festa da Consciência Negra foi oferecido uma feijoada (que alguns podem discordar, mas acreditamos que é uma comida originária dos negros das senzalas deste país, que com o requinte dos povos europeus, se tornou a feijoada que tanto adoramos e, que é o prato principal do povo brasileiro) e de sobremesa, doce de banana.



Agente Auxiliar de Creche, Heloísa servindo a responsável Jacira do aluno Miguel do Berçário.



A Profª de Educação Infantil, Maria Lúcia servindo a feijoada.


Com esta pequena homenagem, a Creche Municipal 02.09.605 São Sebastião Arrelia, tem orgulho de valorizar a Contribuição Negra na formação do povo brasileiro, pois o Espaço Educativo deve Incluir todas as Diversidades e dissipar todo e qualquer preconceito, afinal... "GENTE NÃO TEM COR. GENTE TEM HISTÓRIA."


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PASSEIO AO CIRCO

Encerrando nosso Sub Projeto de agosto, setembro e outubro - "A turma da Mônica no mundo do Circo", no dia 11/11/11, nossos alunos do Maternal I e Maternal II foram assistir  apresentações no Circo, na Praça Nobre, Comunidade do Andaraí.

Nossos alunos com a Educadora Márcia Cristina, Diretora Adjunta Márcia Elizabeth, Educadora Vanessa e Evelaine (em pé da esquerda para a direita).



O Espetáculo.


A Diretora Adjunta Márcia Elizabeth e as Educadoras: Cláudia, Márcia Cristina, Vanessa, Evelaine, Heloísa e Carla (em pé da esquerda para direita) com nossos alunos.


Nossos alunos gostaram muito do passeio.

AGUARDEM AS FOTOS e VIDEO DA NOSSA 1ª FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA QUE ACONTECERÁ SÁBADO - 19/11/11.

CONVITE


A Creche Municipal 02.09.605
São Sebastião Arrelia
CONVIDA
para a 1ª Festa da Consciência Negra

Data: 19/11/11 (sábado)
Horário: 10h às 15h
Local: Pátio interno da Creche (Rua Santo Agostinho s/nº,
Alto da Comunidade do Andaraí).